This project is read-only.
Evento: Computer Graphics International (CGI 2009)
Datas: 26 a 29 de Maio de 2009
Local: Victoria, British Columbia, Canadá
Site do evento: http://www.cgi09.org/

Resumo do Evento
O Computer Graphics International 2009 (http://www.cgi09.org/) reuniu, entre os dias 26 a 29 de maio de 2009, pesquisadores diversos países, que apresentaram seus trabalhos na área de Computação Gráfica. O CGI é uma das mais antigas conferências da área, tendo surgido em 1983 no Japão. A partir de 1988, ela se tornou verdadeiramente internacional, tendo sido realizada em inúmeros países em quatro continentes. Em 2009, a conferência recebeu 127 submissões de artigos, sendo que 37 deles foram aceitos para apresentação/publicação (taxa de aceitação de 29%). Os artigos selecionados foram publicados em uma edição especial do The Visual Computer Jounal (Volume 25, Números 5-7, Maio de 2009), publicado pela Springer. Em 2009, os temas dos trabalhos apresentados cobriram uma larga gama de assuntos que vão desde algoritmos para movimentação de personagens em jogos interativos, até a síntese de áudio em tempo real para ambientes de realidade virtual. Versões eletrônicas dos artigos em formato PDF podem ser encontradas no site da Springer no seguinte endereço.

No CGI 2009 foram apresentados dois artigos de co-autoria do Professor Manuel com alguns de seus alunos de mestrado. O trabalho intitulado High-Quality Brightness Enhacement Functions for Real-Time Reverse Tone Mapping, em co-autoria com Rafael Pacheco Kovaleski, foi apresentado pelo próprio Professor Manuel. Cópia do artigo pode ser obtida aqui. Já Fernando Trebien apresentou o trabalho Realistic Real-Time Sound Re-synthesis and Processing for Interactive Virtual Worlds. Cópia deste artigo pode ser obtida aqui.


Resumos dos Trabalhos Apresentados

High-Quality Brightness Enhacement Functions for Real-Time Reverse Tone Mapping

O artigo descreve uma técnica automática para geração de funções de alta qualidade para aumento de brilho. Funções de aumento de brilho constituem a parte mais importante de um processo conhecido com tone mapping reverso, cujo objetivo é tirar o máximo proveito durante processos de exibição de imagens e vídeos que apresentam baixa faixa dinâmica (i.e., capturados com câmeras convencionais) em dispositivos com capacidade para exibição em alta faixa dinâmica. Tais dispositivos deverão estar disponíveis para público em geral nos próximos anos, substituindo os atuais aparelhos de TV e monitores de vídeo. Os resultados dos experimentos realizados mostram que as funções de aumento de brilho obtidas com a nossa técnica apresentam resultados bastante superiores àqueles obtidos com o até então estado-da-arte em termos de técnicas para cálculo de funções de aumento de brilho em tempo real.

Manuel_Apresentacao_CGI_2009_small.jpg


Realistic Real-Time Sound Re-synthesis and Processing for Interactive Virtual Worlds

Este artigo apresenta novas técnicas baseadas em GPUs (processadores gráficos) para implementação de filtros lineares para processamento de áudio em tempo real. Em particular, nossa solução para filtros recursivos é a primeira apresentada na literatura. Nós demonstramos a relevância destes algoritmos para Computação Gráfica sintetizando sons realísticos para colisão de objetos feitos de diferentes materiais em tempo real. Os sons sintetizados podem ser parametrizados pelos materiais dos objetos, suas velocidades, e pelos ângulos de colisão. Apesar de sua flexibilidade, os requisitos de memória de nossa abordagem são mínimos, visto que ela basicamente requer um conjunto de coeficientes que representam a resposta de impulso do som de cada material. Estas características tornam nossa abordagem uma alternativa bastante atraente em substituição às técnicas convencionais e baseadas em CPU que se utilizam de “playback” de sons pré-gravados.

Fernando_Apresentacao_CGI_2009_small.jpg

Last edited Jun 13, 2009 at 4:07 PM by ManuelMenezes, version 3

Comments

No comments yet.