This project is read-only.
4.1. Configurando Conexão de Rede

1) Após iniciar e logar no cliente como administrador (root), clique em Computer no canto inferior-esquerdo da área de trabalho e selecione More Applications.... Um navegador será aberto com os programas do sistema, chamado Application Browser. Nele, digite yast no campo Filter. Será selecionado a ferramenta de apoio YaST (veja Figura 4.1.1), que auxilia a configuração com uma interface mais amigável (diferentemente do modo texto). Tecle Enter, ou clique no ícone Yast.

45.png
Figura 4.1.1 – Navegador de programas do sistema

2) Na janela que se abrir, selecione a sua esquerda Network Devices. Veremos as possibilidades de configuração (veja Figura 4.1.2) e dentre elas selecione Network Card para podermos configurar corretamente o acesso do cliente Linux ao servidor criado.

46.png
Figura 4.1.2 – Apresentação das opções de configuração de rede

3) Podemos configurar de duas maneiras: manualmente pelo NetworkManager ou no método tradicional com ifup. Após ler mais informações sobre ambos os métodos na tela (veja Figura 4.1.3), selecione User Controlled with NetworkManager, e clique Next no canto inferior-direito da janela.

47.png
Figura 4.1.3 – Janela de apresentação

4) Na próxima janela, verifique se a placa de rede está selecionada (veja Figura 4.1.4), e clique em Edit. Assim poderemos editar as configurações como esperado.

48.png
Figura 4.1.4 – Janela inicial de configuração de rede do cliente.


5) Na primeira janela de configuração, coloque os dados IP Address do cliente na rede e a Subnet Mask (mantenha dados como exibidos na Figura 4.1.5, ou seja, o IP que você deseja para seu cliente, lembrando que ele não pode ser repetido). Clique então em Hostname and Name Server.

49.png
Figura 4.1.5 – Janela de propriedades de rede do cliente.

6) Caso o alerta da Figura 4.1.6 seja enviado à tela, selecione Modify para continuar. Isso quer dizer que recentemente foi modificado por um programa, e você estará editando-o.

50.png
Figura 4.1.6 – Mensagem de alerta


7) Na janela de Hostname and Name Server Configuration digite o nome do seu computador (atena, no exemplo) no campo Hostname, digite o caminho do domínio (no exemplo, ndos.info) no campo Domain name (relacionado com o servidor que estamos usando) e adicione o primeiro Name Server como 192.168.0.15 (do servidor Windows 2003 pré-configurado do exemplo). Veja na Figura 4.1.7 o resultado final. Clique em OK.

51.png
Figura 4.1.7 – Janela de configuração de nome do computador, nome do domínio e servidores DNS


8) Na janela de configuração, veja Figura 4.1.5 novamente, clique no botão Routing. Uma janela, como a Figura 4.1.8, será apresentada - a de configuração. Nela, coloque o Gateway de pesquisa como sendo o endereço do servidor novamente, no caso é 192.168.0.15. Um gateway serve para conectar uma rede à Internet, provendo interconectividade para todos os clients conectados. Clique OK para continuar.

52.png
Figura 4.1.8 – Janela de definição de rotas

9) Por fim, clique em Next na tela de retorno da configuração anterior, finalizando o processo de configuração. A tela de progresso da gravação das configurações será mostrada, como na Figura 4.1.9.

53.png
Figura 4.1.9 – Janela de progresso


Voltar para o índice | Próximo capítulo

Last edited Aug 27, 2007 at 6:07 PM by joicekafer, version 4

Comments

No comments yet.