This project is read-only.
2.4. Criando um Usuário

1) No servidor, na janela do Gerenciador do Servidor, como na Figura 4.2.1, vamos escolher a opção de gerenciar os computadores e usuários com permissões de acesso e uso do domínio instalado. Clique em Manage users and computers in Active Directory.

26.png
Figura 4.2.1 – Gerenciador do Servidor


2) Na janela que aparecer, veja Figura 4.2.2, clique na pasta Users para conhecermos os usuários já cadastrados. Então, clique com o botão direito do mouse, selecione o menu New, clique em Group (aparecendo a janela da Figura 4.2.3). Devemos criar um grupo padrão, para as contas Linux, pois no Linux todo o usuário deve fazer parte de um grupo principal, e aqui não seria diferente.

27.png
Figura 4.2.2 – Gerenciador de Usuários e Computadores

28.png
Figura 4.2.3 – Criando novo Grupo


3) Defina na tela anterior o nome do grupo e o nome para compatibilidade com sistemas mais antigos (pre-Windows 2000). Digite linux_user como group name em ambos os campos. Selecione as opções Global em Group Scope e Security em Group Type. Clique OK. Após o grupo ser criado, podemos localizá-lo como na Figura 4.2.4.

29.png
Figura 4.2.4 – Conferindo o grupo criado


4) Dê um duplo clique no novo grupo linux_user, e na janela que se abrir selecione a aba UNIX Attributes, alcançando a janela como na Figura 4.2.5. Coloque o NIS Domain, domínio de autenticação na rede, como NDOS que é nosso domínio a ser usado, e defina o identificador do grupo GID, no caso como 10000. Clique OK, e siga adiante.

30.png
Figura 4.2.5 – Configurando o grupo novo


5) Após o término do fluxo anterior, selecione novamente a pasta Users. Então, clique com o botão direito do mouse, selecione o menu New, clique em User (aparecendo a janela da Figura 4.2.6). Preencha os dados requisitados (matenha igual aos apresentados na figura). Clique em Next para setar os últimos dados do novo usuário.

31.png
Figura 4.2.6 – Criando novo usuário


6) Na nova janela, como na Figura 4.2.7, defina a senha do usuário novo. Ao fim, clique em Next. Finalizando, na janela seguinte (veja Figura 4.2.8) clique em Finish para confirmar os dados e a criação do usuário.

32.png
Figura 4.2.7 – Definindo senha do novo usuário

33.png
Figura 4.2.8 – Janela de confirmação


7) Após estar criado, dê um duplo clique na listagem, sobre o novo usuário. Na janela que aparecer (veja Figura 4.2.9), selecione a aba UNIX Attributes. Aqui devemos completar com os dados que criamos para validar o novo usuário para Linux. Assim, selecionamos o NIS Domain como ndos (o domínio trabalhado), setamos um uid para o usuário (mantenha o valor dado). O uid é um número único para cada usuário, que o identifica. Por fim, definimos 3 coisas importantes: o login shell (mantenha), o Home Directory e o Grupo Primário, que o chamamos de linux_users.

34.png
Figura 4.2.9 – Ajustando configurações do novo usuário

8) Ao fim, clique em OK, visto na Figura 4.2.9, finalizando a configuração do novo usuário. Com isso poderemos, após configurar os clientes, autenticar o usuário criado nos ambientes Linux e Windows.


Voltar para o índice | Próximo capítulo

Last edited Jun 28, 2007 at 7:57 PM by joicekafer, version 9

Comments

No comments yet.