6. Criando versões de seu projeto (Releases)

Releases são as versões de seu projeto. Na medida em que você vai desenvolvendo um sistema, você trabalha com os códigos e os programas que o compõem. Em certos momentos, você quer distribuir uma versão de seu software, seja para teste ou uma versão final para que as pessoas o utilizem. O CodePlex apresenta esta funcionalidade na aba Releases, onde você pode disponibilizar as versões de seu projeto para que os interessados façam downloads.

Seguindo a aba citada, você encontrará o link Create New Release, que o levará a seguinte tela:

release_novo.png

Preencha o formulário com um nome e uma descrição para a release de seu projeto. Em seguida, se necessário, você pode adicionar arquivos, clicando no link Add File o qual mostrará as opções:

- Source Code: se o arquivo a ser adicionado for um código fonte;
- Runtime Binary: se for um arquivo binário executável;
- Documentation: se for um arquivo de documentação;
- Example: e por último, se for um exemplo.

Depois de ter criado a release você pode designar tarefas para a mesma através do Issue Tracker.

Para cada nova versão que você cria, em Release Details, você pode associar a ela dois status:

Planned: Significa que a versão não está fechada ainda, mas que já tem uma data planejada para o seu fechamento. Na descrição você já poderá colocar o que esta versão irá contemplar. Isto serve especialmente para a gestão do projeto. Um diretor de projeto pode colocar datas e metas para as versões 1.0.0, 2.0.0, com as funcionalidades que estas versões devem contemplar. Com base nisto, o coordenador do desenvolvimento pode estabelecer metas intermediárias para as versões alpha e também colocá-las em seu planejamento. O responsável por testes e controle de qualidade, de posse destas datas, pode criar o seu planejamento para as versões Beta.

Released: É a versão que cumpriu as fases do planejamento. O coordenador do projeto pode editar a versão, trocando seu estado de Planned para Released quando julgar que as metas foram cumpridas. Clicando em Released um novo campo (Release Date) aparecerá, no qual você deve preencher com a data planejada para a liberação desta versão.

Em Show to public você permite ou não a publicação desta release.

Já em Show on home tabs você pode disponibilizar esta versão como uma aba de seu projeto.

E, por último, você deve dizer se esta release é a que deve ser considerada como padrão pelos usuários.

Clicando em Save sua release será criada.


Voltar para o índice | Próximo capítulo

Last edited Jun 11, 2007 at 6:06 PM by joicekafer, version 19

Comments

No comments yet.