This project is read-only.
FAQs

Se você possuir alguma dúvida que tenha encontrado durante a utilização deste handbook, por favor, escreva-a na seção de comentários no fim desta página, que faremos o possível para reposnde-la. Obrigado.


*Ao tentar introduzir um usuário na árvore com o comando ldapadd, é mostrada uma mensagem de erro que diz o seguinte:

ldap_add: Invalid syntax (##)
additional info: objectClass: value ## invalid per syntax


Fazendo o mesmo procedimento com uma aplicação gráfica diretamente não ocorre nada, ou não é possível editar os atributos necessários.*

Cada entrada da árvore é definida pelos valores que estão no campo objectClass. Isto define que tipo de objeto é essa entrada. Dependendo dos tipos de objetos que pertence a essa entrada, existirá uma série de atributos ligados a esse tipo de objeto. Para que o servidor seja capaz de trabalhar com tais atributos, é necessário que estes sejam previamente definidos em um schema. Schemas são arquivos nos quais estão os tipos de objetos e seus atributos que podem ser obrigatórios ou não para a criação de uma entrada pertencente a esse tipo de objeto. Dado que existem muitos schemas, e existe liberdade para criar schemas próprios, o servidor slapd apenas carrega os básicos. Caso se necessite trabalhar com a informação pertencente a objetos que não estão definidos nos schemas básicos, é necessário obter estes schemas e carregá-los no arquivo de configuração do slapd.


Ao tentar inserir na árvore um arquivo ldif com uma quantidade grande de entradas, com a ferramenta ldapadd, ocorreu um erro na metade do processo devido a um caractere inválido. Foi possível resolver isso editando manualmente este caractere. O problema é que, ao tentar inserir novamente as entradas do arquivo, ocorre um erro logo na primeira entrada, porque a mesma já existe na árvore e há muitos dados introduzidos para que possam ser eliminados um a um.

Dado que é um problema que acontece com freqüência, o comando ldapadd tem um parâmetro que é o "-c" que permite que o processo de inclusão de dados continue mesmo ao encontrar um erro deste tipo. Assim, as entradas que já existem na árvore serão ignoradas e as demais será incluídas corretamente.


Capítulo anterior | Índice | Próximo capítulo

Last edited Sep 17, 2007 at 8:47 PM by joicekafer, version 2

Comments

No comments yet.