Instalação do OpenLDAP na plataforma Windows

Como já foi comentado no primeiro capítulo, uma das grandes vantagens do OpenLDAP, além de seguir totalmente a especificação LDAP, é sua capacidade de ser usado em outras plataformas que não sejam *NIX (Unix, Linux e similares). O projeto OpenLDAP não se responsabiliza pela criação de pacotes de software para outras plataformas, mas contribuições da comunidade permitem que estes pacotes existam. Links para estes podem ser encontrados na página de download do projeto.

Para baixar a versão para o Windows, visite a seguinte url:

http://download.bergmans.us/openldap/

Após ter baixado o pacote, ao executá-lo, você verá as seguintes telas:

instalacion_licencia.PNG
Apresentação da licença.


Acima, você tem o acordo de licença. É recomendável que você o leia com atenção, visto que, provavelmente, você está fazendo a instalação em um ambiente de produção. Você deve aceitá-lo para continuar a instalação.

instalacion_componentes.PNG
Escolhendo os componentes a serem instalados.


Esta tela pode variar de acordo com a versão do OpenLDAP que você baixou. Mas, no geral, será similar. Independentemente das opções escolhidas, a instalação do servidor slapd realizar-se-á perfeitamente. A primeira opção (install BDB-tools) é interessante para realizar operações que acessem a base de dados do servidor, como incluir e apagar dados, buscas, etc. Porém, esta instalação não fará falta caso seja utilizada outra interface de administração (há inúmeras disponíveis na Internet) ou se estas operações forem realizadas a partir de máquina remota. Ainda assim, esta instalação é fortemente recomendável para evitar eventuais problemas.

As opções de instalar o software como um serviço do Windows Server (2003, NT, ou outro), ao menos no caso do slapd, é recomendável, já que a velocidade para parar ou executar o serviço é bastante crítica, na maioria das vezes, em um ambiente de produção.

Para finalizar, aparece a janela abaixo, que apresenta duas opções. A primeira permite que o reinício dos serviços que foram instalados como tal no servidor (slapd ou slurpd) ocorra automaticamente a cada inicialização do sistema. Caso esta opção não seja selecionada, os serviços terão que ser manualmente iniciados.

A segunda opção permite deixar no desktop um ícone bastante útil que incluirá uma série de comandos na pasta onde estão instaladas as ferramentas de uso e administração da base de dados. Isto facilitará bastante seu trabalho, caso não se utilize nenhuma interface de terceiros.

instalacion_tasks.PNG
Iniciando o OpenLDAP automaticamente.


Voltar para o índice | Próximo capítulo

Last edited Sep 12, 2007 at 6:51 PM by joicekafer, version 8

Comments

No comments yet.