2.3. Instalando SFU

1) Faça o download do arquivo instalador do Services For Unix v3.5 na página http://www.microsoft.com/technet/interopmigration/unix/sfu/default.mspx (se a página não existir, basta procurar no site raiz da Microsoft Corporation) e o execute. A janela da Figura 2.2.1 é apresentada identificando que a extração dos arquivos para instalação deve ser confirmada. Clique em Unzip para continuar.

26.png
Figura 2.3.1 – Tela de confirmação


2) Assim, será apresentado o processo de extração de todos os arquivos necessários para instalação (veja Figura 2.3.2). Aguarde aproximadamente 10 minutos.

27.png
28.png
Figura 2.3.2 – Tela de extração de arquivos


3) Após a extração dos arquivos, deve-se ir à pasta aonde os mesmos foram extraídos, e clicar em SfuSetup.msi. Feito isto, uma janela de apresentação da instalação, como na Figura 2.3.3, será apresentada, com algumas informações adicionais. Após a leitura, clique em Next para continuar.

29.png
Figura 2.3.3 – Tela de apresentação

4) Em seguida será apresentada uma janela para inserir os dados do usuário e da organização, como na Figura 2.3.4. No caso, vamos declarar o usuário LMS e a organização UNICAMP. Clique em Next.

30.png
Figura 2.3.4 – Janela para inserção de dados do consumidor


5 A tela de acordo é mostrada, como na Figura 2.3.5. Recomenda-se que a leitura seja feita antes de prosseguir. Após o ter feito, selecione I accept the agreement e clique em Next.

31.png
Figura 2.3.5 – Janela de acordo


6) Devemos selecionar então a opção de instalação: ou padrão, ou customizada. Para nosso Hands-On-Lab, usaremos as opções padrões que serão o suficiente (veja Figura 2.3.6). Assim, selecione Standard Installation e clique em Next.

32.png
Figura 2.3.6 – Janela de opção de instalação


7) Na janela seguinte serão mostradas as opções de segurança, como na Figura 2.3.7. Podemos habilitar ou não as opções: Enable setuid behavior for Interix programs (seta o ambiente com capacidade de ”root” para os programas Interix, que é um sub-sistema rodando em conjunto com o kernel do Windows. Mais informações em http://en.wikipedia.org/wiki/Interix), e Change the default behavior to case sensitive (seta o ambiente como case sensitive). Após selecionar ambas as opções, clique Next.

33.png
Figura 2.3.7 –Janela de configuração de segurança


8) Temos agora que configurar o servidor de mapeamento de nomes, o User Name Mapping Server (veja Figura 2.3.8). Podemos configurar a busca pelos nomes dos grupos e dos usuários localmente ou remotamente. Vamos utilizar a opção de busca local, baseado em dois arquivos: de grupos e de senhas. Após selecionar Local User Name Mapping Server, escolha Password and group files e clique em Next.

34.png
Figura 2.3.8 –Janela de configuração de User Name Mapping


9) Precisamos configurar então o mapeamento local, como na janela da Figura 2.3.9. Forneça então a configuração informando o caminho e o arquivo para as senhas e os grupos (como estamos criando desde o início, não existem dados. Temos que criar o diretório e os arquivos em branco, como na Figura 2.3.10 e na Figura 2.3.11). Voltando a janela da Figura 2.3.9, forneça também o nome do domínio que queremos mapear, que é o próprio domínio que estamos instalando como serviço. Mantenha os caminhos e arquivos anteriores que criamos, selecione o domínio NDOS e clique Next.

35.png
Figura 2.3.9 – Janela de configuração do mapeamento local

36.png
Figura 2.3.10 – Criando a pasta UNIX

37.png
Figura 2.3.11 – Criando os arquivos vazios


10) Na sequência, a janela de progresso de instalação irá aparecer, como na Figura 2.3.12. Aguarde aproximadamente 10 minutos.

27.png
38.png
Figura 2.3.12 – Janela de progresso de instalação


11) Ao fim da instalação uma janela de aviso irá aparecer, como na Figura 2.3.13. Ela avisa sobre a existência de um módulo administrativo e pede para que a documentação seja lida. Para mais informações, leia o texto, e em seguida clique Finish.

39.png
Figura 2.3.13 – Janela de aviso

14) Por fim, será apresentado um alerta, como na Figura 2.3.14. Temos que reiniciar o sistema para as modificações terem efeito. Clique Yes e aguarde o reinício.

40.png
Figura 2.3.14 – Janela de alerta


Voltar para o índice | Próximo capítulo

Last edited Aug 27, 2007 at 7:43 PM by joicekafer, version 9

Comments

No comments yet.