LUMA
Cliente LDAP para KDE

Este é um cliente bastante rápido para o KDE. É desenvolvido em Python e, por isto, quando se instala a partir dos fontes, deve-se observar as bibliotecas necessárias, como o python-smbpasswd ou python-ldap. De qualquer forma, o processo de instalação está devidamente documentado no pacote de distribuição desta ferramenta.

O cliente LUMA é intuitivo e fácil de se utilizar, possui uma interface limpa, bem organizada e com ícones grandes.

O LUMA é baseado em plugins. Desta forma, algumas operações como a gestão de usuários POSIX, de contatos de agenda ou buscas podem ser feitas através de formulários dedicados. Isto permite que o administrador não necessite ter o conhecimento dos diretórios LDAP. Ainda assim, há uma ferramenta que permite criar pequenos formulários para a inserção de dados que podem ser usados a partir da navegação da árvore. Com isto, é possível introduzir qualquer tipo de dado através da interface do navegador, sem ter que limitar-se ao que os plugins oferecem.

Ferramentas de apoio à administração também estão disponíveis, como um conversor de senhas com tipos diversos de criptografia ou um conversor de datas de formato genérico para o formato Unix -- ferramentas que sempre auxiliam os usuários mais avançados.

O site do projeto é http://luma.sourceforge.net/.
A aplicação pode ser baixada diretamente em http://luma.sourceforge.net/download.html.

luma-server_settings.png
Janela a partir da qual, de forma simples e ordenada, é possível introduzir os parâmetros de configuração do servidor LDAP.


luma-user_management.png
Janela relativa a um dos plugins, usado para a administração de usuários POSIX em um servidor LDAP.


Cliente gráfico anterior | Índice | Próximo cliente gráfico do LDAP

Last edited Sep 17, 2007 at 7:28 PM by joicekafer, version 6

Comments

No comments yet.