This project is read-only.
8.4 Utilizando o SVN para o controle de desenvolvimento de código

O SVN é, de longe, o sistema de controle de versões de código-fonte mais utilizado pela comunidade de código aberto. E o suporte ao SVN pelo Codeplex era um dos itens mais solicitados por seus usuários, inclusive os desenvolvedores dos Innovation Centers de Interoperabilidade e Open Source. No último dia 14 de setembro, Sara Ford escreveu um post no Codeplex Weblog sobre a disponibilidade de suporte ao Tortoise SVN, o que, na prática, permite que os usuários utilizem seu cliente SVN preferido para seu controle de versões. O texto abaixo foi traduzido e adaptado a partir do post original da Sara Ford.

Na prática, os usuários que já têm familiaridade com o uso de clientes para o CVS, podem utilizar esta funcionalidade simplesmente apontando sua conexão para um link deste tipo:

https://<nomedoprojeto>.svn.codeplex.com/svn

Substitua <nomedoprojeto> pelo nome do projeto que deseja acessar no Codeplex.

Usando o TortoiseSVN com o Windows Explorer

Comece baixando o instalador da página de downloads do projeto. Uma vez baixado e instalado, o cliente integra-se ao Windows Explorer em seu menu de contexto, de acordo com a figura abaixo.

ShowLog_2.png

Figura 1: Exibindo o comando de Log no TortoiseSVN dentro do Windows Explorer

TortoiseSVN em ação

As figuras abaixo mostram algumas das operações básicas do TortoiseSVN. Para exemplificar, vamos usar o próprio projeto SvnBridge.

A primeira coisa a ser feita é iniciar o navegador de repositório, ou Repo-browser. A URL para este projeto é https://svnbridge.svn.codeplex.com/svn. Note que simplesmente abrindo esta URL em seu navegador você já poderá navegar pelo código do projeto. O TortoiseSVN tem suporte à navegação de forma anônima -- ou seja, você não necessitará fornecer um usuário ou senha para o login. Para os que estão acostumados a utilizar o Source Control Explorer do Visual Studio Team Explorer, a interface parecerá familiar.

RepoBrowser_2.png

Figura 2: Navegador de repositório

Use o SVN Checkout para baixar o código-fonte do projeto para o seu computador. Este comando equivale ao "Set Working Directory" e "Get Latest Version" do Microsoft Visual Studio Team Explorer. “HEAD” significa “a versão mais recente”.

Checkout_2.png

Figura 3: Checkout de arquivos

Uma vez completo o download, você deve ver a janela final do checkout.

Checkout%20Finished_2.png

Figura 4: Checkout concluído

O comando Show Log exibe o histórico de mudanças para um determinado arquivo ou pasta. Selecione o arquivo do qual você deseja mais informações e clique sobre ele com o botão direito do mouse para exibir o menu de contexto e escolher o comando apropriado.

LogMessages_2.png

Figura 4: Exibe o histórico

Estes procedimentos foram testados com outros clientes SVN, como o eSVN e o KdeSVN, no Linux. Testes de check-in e check-out no Codeplex foram feitos com o RapidSVN, dos mesmos mantenedores do TortoiseSVN. Ainda que o manual do programa apenas esteja disponível em inglês, sua interface é bastante familiar para os usuários do TortoiseSVN e outros. Sempre que necessário fazer uma operação que exija usuário e senha, o programa pedirá por eles.

Veja também um passo-a-passo para a migração de diretórios, criado pelo bolsista do VART, Kao Cardoso Felix: clique aqui

Para outros clientes SVN e mais informações sobre o Subversion, visite os seguintes links:

http://stevenharman.net/blog/archive/2008/09/09/subversion-support-on-codeplex.aspx
http://www.yolinux.com/TUTORIALS/Subversion.html

Voltar para o índice | Próximo capítulo

Last edited Nov 28, 2008 at 1:47 PM by joicekafer, version 15

Comments

No comments yet.