This project is read-only.
4.2. Autenticando Cliente no Active Directory

1) Clique em Computer novamente e selecione More Aplications.... O navegador de programas Application Browser será aberto. Nele, digite yast no campo Filter para abrir o YaST outra vez. Na janela principal do YaST selecione Network Services chegando à visão da Figura 4.2.1.

54.png
Figura 4.2.1 – Janela principal do YaST.


2) Na aba Network Services do YaST, clique do lado direito em LDAP Client. O cliente LDAP serve para realizarmos autenticação em servidores baseados em Linux/LDAP. No caso da autenticação em Windows/Active Directory, não precisaremos dele ativado. Portanto selecione Do Not Use LDAP.

55.png
Figura 4.2.2 – Janela de Configuração do Cliente LDAP

Apesar da autenticação não ser efetuada pelo LDAP, a pesquisa através do LDAP de usuários e necessária. Para isso devemos configurar devidamente em LDAP Client os dados. Em Addresses of LDAP Server digite o IP do servidor da rede, que é 192.168.0.15, e clique em Fetch DN. Será mostrada uma janela com dados do servidor, em que você deve selecionar a primeira linha com dois cliques, completando automaticamente o campo LDAP base DN. Veja na Figura 4.2.2 como ficará a configuração final do cliente LDAP, e em seguida clique Finish para completar e salvar a configuração.

3) Na aba Network Services do YaST, clique do lado direito em Windows Domain Membership. Esta ferramenta de apoio é de grande ajuda para podermos trabalhar com interoperabilidade Windows/Linux. Aqui configuramos a que dominio – ou grupo de trabalho - Windows queremos autenticar a máquina (que poderá ser, depois, visualizada no controlador de domínio). Em Domain or Workgroup digite o domínio da sua rede, no caso deste Hands-On-Lab NDOS.INFO. Em seguida selecionamos as opcões Also Use SMB Information for Linux Authentication, que habilita o SAMBA – um aplicativo para leitura de partições Windows – e Create Home Directory on Login, que cria um diretório para os usuários do domínio quando estes logarem no terminal.

56.png
Figura 4.2.4 – Janela de Configuração de Associação a um Domínio Windows

Após configurar as opcões (veja Figura 4.2.4), clique Finish. Será solicitada a senha do usuário administrador do domínio, semelhante a autenticação do cliente Windows. Após fornecer a senha pressione Enter. Caso a senha esteja certa, a autenticação será efetuada e uma mensagem de boas-vindas será mostrada. Reinicie o computador para efetuar todas as modificações necessárias.

4) Depois de reiniciar, entre novamente no YaST e acesse a aba Network Services, clique do lado direito em Kerberos Client. O cliente Kerberos serve para configurarmos autenticação de clientes em um servidor estabelecendo uma relação de confiança no domínio. Assim, selecione Use Kerberos para habilitar o serviço e mantenha as configurações da tela (veja Figura 4.2.3). Clique em Finish. Agora, na próxima vez que alguém logar nesse computador, ele usará autenticação
do Kerberos.


57.png
Figura 4.2.3 – Janela de Configuração da Autenticação do Kerberos


Voltar para o índice | Próximo capítulo

Last edited Aug 27, 2007 at 7:36 PM by joicekafer, version 5

Comments

No comments yet.