4. Autenticando cliente Linux

15) A autenticação no cliente Linux é bastante simples. Já com o cliente SUSE Desktop instalado sem nenhuma configuração especial, vá até o YaST e clique em Network Services > LDAP Client. Pode ser que o módulo queira instalar alguns pacotes como pamldap e nssldap, que são bibliotecas que auxiliam na autenticação via LDAP. Aceite.

16) Em LDAP Client Configuration, selecione Use LDAP e entre com o DN base do diretório, no nosso caso, dc=example,dc=com. Entre então com o IP do servidor LDAP (no tutorial 192.168.0.19) ou seu nome DNS (ldapserver). Se previamente o servidor foi configurado para usar o automount ao invés de colocar as pastas compartilhadas manualmente em /etc/fstab, selecione Start Automounter também. Em Advanced Configuration, na aba Client Settings, User Map, Password Map e Group Map devem estar com dc=example,dc=com. Isso porque dessa forma eles procurarão por referências a seus respectivos objetos partindo da raiz da árvore de diretórios, o que garante que os usuários e grupos, bem como suas senhas, serão encontrados.

Figura 20: Como devem estar as opções User Map, Password Map e Group Map.

22.png

17) Se um compartilhamento via NFS é desejado, abra o YaST e vá em Network Services > NFS Client. Adicione o servidor NFS clicando em Add e colocando seu IP ou nome DNS. No campo Remote Filesystem ponha a pasta a ser compartilhada (no exemplo, toda a /users) e em Mountpoint(local), a pasta no cliente em que o conteúdo da pasta compartilhada será acessado. Deixe o campo Options com defaults, e clique OK. Isso automaticamente adicionará a pasta compartilhada ao arquivo /etc/fstab.


Figura 21: Montando a pasta compartilhada no cliente

23.png

Parabéns, agora usuários podem logar usando o cliente Linux no servidor LDAP!


Voltar para o índice | Próximo capítulo

Last edited Aug 27, 2007 at 8:48 PM by joicekafer, version 4

Comments

No comments yet.