7. Distribuindo e acompanhando tarefas (Issue Tracker)

O Issue Tracker é a ferramenta do CodePlex utilizada para distribuir as tarefas para a equipe do projeto e também serve como forma adicional de comunicação entre os demais usuários registrados. Assim como você pode criar tarefas para a sua equipe, outras pessoas poderão usar o Issue Tracker para sugerir melhorias ou novas funcionalidades para o seu projeto.

Recomendamos que você também contribua para a constante melhoria do CodePlex submetendo seus pedidos e sugestões diretamente através deste link.

Assim que você entra no Issue Tracker, você verá uma listagem das tarefas submetidas à equipe do projeto, ordenadas por popularidade, ou seja, os solicitantes votam nas tarefas que consideram as mais necessárias. Veja na figura abaixo:

issue_tracker_principal.png

Você pode pesquisar entre as tarefas já submetidas no quadro Configure View utilizando o filtro para buscar por palavra-chave e selecionando em Sort By a forma como os resultados devem ser ordenados. Estas formas podem ser:
  • Id: número de identificação da tarefa. Como cada tarefa recebe um número seqüencial ao ser submetida, a listagem por Id resulta numa lista em ordem cronológica;
  • Release: é a versão do projeto. A listagem corresponderá às tarefas submetidas, ordenadas pela versão do projeto;
  • Title: as tarefas serão listadas por título, em ordem alfabética;
  • Updated: uma tarefa pode receber comentários ou atualizações pela equipe do projeto. esta listagem mostrará as tarefas mais recentemente modificadas;
  • Votes: é a visão padrão de popularidade conforme descrevemos anteriormente.

Ao clicar em uma tarefa, você terá a visão detalhada da mesma, conforme o exemplo abaixo:

tarefa_selecionada.png

Nesta tela você verá a descrição da tarefa, os arquivos anexados à ela (se existirem) e os comentários que podem ter sidos submetidos por qualquer usuário registrado no CodePlex. É possível que você também adicione comentários.

À direita, você tem um quadro com os detalhes desta tarefa. Na parte superior deste quadro está indicado o número da tarefa, seu estado, tipo, o impacto da mesma no projeto, a versão do projeto para a qual foi submetida, o responsável por ela e a qual componente do projeto ela está associada. Isto será melhor explicado adiante, neste capítulo. Clicando nos links de cada uma das características da tarefa, você encontrará a tela de visão detalhada do Issue Tracker com as tarefas organizadas de acordo com a característica na qual você clicou. Você também pode chegar nesta tela, clicando no link Advanced View na parte superior esquerda da tela acima.

Note que, ao final deste mesmo quadro, você tem data de inclusão da tarefa, a identificação de quem a incluiu, a última atualização e quem a fez, e detalhes sobre a conclusão da tarefa, caso ela tenha sido fechada.

Advanced View

Seguindo para a visão avançada, você pode usar filtros adicionais para pesquisar as tarefas submetidas, como ilustra a figura abaixo:

advanced_view.png

Os filtros são os seguintes:
  • Status: Open (uma tarefa aceita pelos desenvolvedores), Proposed (uma tarefa que foi proposta, mas não necessariamente aceita pela equipe), Active (uma tarefa na qual os desenvolvedores estão trabalhando), Fixed (tarefa resolvida, no caso de um problema) e Closed (uma tarefa que foi fechada por qualquer razão);
  • Type: O tipo da tarefa. Feature é a solicitação de uma nova funcionalidade, Issue é um problema a ser resolvido e Task é qualquer tipo de tarefa que não se enquadre nas categorias anteriores;
  • Impact: (Low, Medium, High - Baixo, Médio, Alto) é o tipo de impacto que esta tarefa tem no projeto;
  • Release: Caso o projeto tenha múltiplas versões, é a versão para a qual a tarefa se aplica;
  • Assigned to: É a pessoa da equipe do projeto para a qual a tarefa foi direcionada;
  • Component: Caso o projeto tenha múltiplos componentes, é o componente para o qual a tarefa foi submetida.

Mesmo na visualização avançada, é possível fazer a busca por tarefas por palavra-chave, como você pode observar logo acima dos filtros.

Submetendo uma nova tarefa

Em qualquer tela do Issue Tracker existe o link Create New Item, que você pode usar para submeter uma nova tarefa. Certifique-se pesquisando, como explicamos anteriormente, se uma tarefa similar não foi submetida por outro usuário do CodePlex (neste caso, acrescente comentários à tarefa original).

Caso você queira realmente criar uma nova tarefa, clique no link "Create New Item" e você verá uma tela como a ilustrada abaixo:

issue_tracker_novo_item.png


Esta tela é auto-explicativa. Coloque um título para a sua tarefa e a descreva, selecionando no quadro à direita seu tipo, impacto e componente a qual a mesma se aplica. Feito isto, clique no botão "Save" para enviar sua tarefa.

Nota: Component - Identifica cada um dos componentes de seu projeto. Você pode gerenciar os componentes de seu projeto quando criar uma nova tarefa através do link add/delete, mostrado na figura abaixo. Mas, para isso, você deve ser desenvolvedor ou administrador do projeto.

issue_tracker_add_delete_component.png


Voltar para o índice | Próximo capítulo

Last edited Jun 11, 2007 at 6:17 PM by joicekafer, version 28

Comments

No comments yet.