3.1 Escolhendo uma licença (License)

Quando produzimos qualquer tipo de coisa, temos alguma expectativa de como tal coisa será usada. Resumindo ao máximo, uma "licença de uso" é a tradução desta expectativa. Um arquivo chamado LICENSE ou README anexado a uma distribuição de algum software normalmente irá expressar a expectativa do autor quanto à sua distribuição. Ao iniciar um projeto no CodePlex, você deve escolher qual licença irá usar.

A idéia do CodePlex, assim como a de outros portais de desenvolvimento colaborativo, é a de que seu desenvolvimento possa servir a outras pessoas. Por isto o CodePlex incentiva o desenvolvimento em "código aberto". Isto significa que o que você desenvolve é feito às claras, sem segredos. Outras pessoas podem acompanhar o seu desenvolvimento e colaborar com idéias, sugestões, correções de erros, novas funcionalidades e até auxiliá-lo na escrita de seu projeto. Ainda assim, você pode optar pela forma como o seu trabalho será distribuído para outras pessoas.

Basicamente, todas as formas de distribuição de algum trabalho partem do princípio de que o direito do autor será respeitado. Isto não quer dizer que você terá alguma recompensa com isto, apenas que terá seu nome associado à seu trabalho e à evolução do mesmo. Você pode escrever sua expectativa sobre a forma como seu trabalho será usado e distribuído, ou usar "licenças" que outras pessoas já escreveram e aplicá-las a seu trabalho. A interpretação da convenção de Genebra tem garantido que, independente do idioma usado, a licença de uso tipicamente será reconhecida entre os 191 países signatários da mesma: quase todos.

Para distribuir um software, você pode escolher entre as várias licenças aprovadas pela OSI, uma fundação que busca a disseminação do software com código aberto. A Microsoft ao trabalhar sua iniciativa de código compartilhado também disponibilizou uma série de licenças que podem ser usadas em projetos hospedados no CodePlex. Você ainda pode escolher entre as licenças reconhecidas pela Free Software Foundation. A Creative Commons fez um trabalho junto ao governo brasileiro para que suas licenças de software tivessem respaldo na legislação de nosso país e criou um portal interativo através do qual você pode definir com facilidade a licença sob a qual seu trabalho será distribuído, seja ele um software, texto, música ou qualquer outro.

Este texto não pretende fazer a escolha de uma licença para o seu projeto, mas apenas orientá-lo quanto as possibilidades que existem. Algumas perguntas, porém, devem ser feitas quando da escolha de uma licença:

1. Você quer que os trabalhos derivados do seu tenham a mesma licença que você usa? Ou você quer permitir àqueles que usem seu trabalho para criar outros que usem outra licença que escolherem?

2. Você quer permitir que seu trabalho seja usado para fins comerciais por outras pessoas ou empresas?

3. Você quer ser notificado de qualquer modificação que outras pessoas façam no seu software ou quer permitir que qualquer pessoa o modifique livremente?

Procure visitar o conteúdo dos links fornecidos neste texto. Pense a respeito destas perguntas e escolha a licença mais apropriada para o seu trabalho. Lembre-se, o que vale é a intenção do autor! Independente da licença que escolher, procure escrever um pequeno texto sobre sua real expectativa de uso e distribuição de seu trabalho.

Para escolher, então, a licença do seu projeto, vá até a aba License. Clicando em Choose License, você encontrará a seguinte tela:

licencas.png

Você pode escolher uma das licenças já disponíveis ou então criar uma própria para o seu projeto, clicando em Custom License.

Voltar para o índice | Próximo capítulo

Last edited May 31, 2007 at 6:28 PM by joicekafer, version 5

Comments

No comments yet.