This project is read-only.
GQ
Cliente LDAP para GTK 2

O GQ é um cliente rápido para o ambiente gráfico GTK 2 (o mesmo que é base para o gerenciador de janelas GNOME e o software para tratamento gráfico GIMP), consistindo em uma ferramenta para a administração geral. Cada entrada na árvore do diretório LDAP deve gerenciar os atributos que esta contém. Desta forma, é conveniente que se tenha conhecimentos avançados dos diretórios LDAP e dos atributos precisos para cada entrada da árvore. Não se pode dizer, assim, que o uso desta ferramenta seja muito intuitivo. A interface é composta de apenas três janelas:

- uma de busca em elementos da árvore;

- outra de navegação pela árvore, através da qual também se pode realizar operações de escrita, como a criação de entradas, sua modificação e exclusão, além da possibilidade de realizar binds DN anônimos, simples, ou com a utilização de SASL e Kerberos;

- a terceira e última janela permite a navegação através dos esquemas (schemas) que estão carregados no servidor slapd, o que acaba sendo útil para uma maior compreensão do funcionamento e propriedades dos esquemas LDAP.

Há pacotes binários disponíveis para várias distribuições, além da possibilidade de instalação à partir dos fontes, o que não é problema com a utilização das autotools. Algumas bibliotecas de desenvolvimento devem estar previamente instaladas e deve-se seguir as instruções que estão documentadas em um arquivo texto que está disponível no pacote com os fontes.

O site do projeto é http://gq-project.org/.
A aplicação pode ser baixada diretamente de http://gq-project.org/getting.php.

gq.jpg
Janela de administração do servidor.


gq2.jpg
Janela principal de navegação pelo diretório, onde se pode observar que é necessária uma compreensão mínima dos diretórios LDAP.


Clientes Gráficos do LDAP | Índice Próximo cliente gráfico do LDAP

Last edited Sep 17, 2007 at 8:26 PM by joicekafer, version 8

Comments

No comments yet.