Evento: IEEE VisWeek 2008
Datas: 19 a 24 de outubro de 2008
Local: Columbus, Ohio, USA
Site do evento: http://vis.computer.org/VisWeek2008/

Resumo do Evento

A IEEE VisWeek 2008 reuniu, ao longo de uma semana, três importantes conferências (IEEE Vis 2008, IEEE InfoVis 2008, e IEEE VAST 2008). Entre essas, a IEEE Visualization (IEEE Vis) é a mais importante conferência internacional na área de Visualização. Os artigos apresentados nesta conferência foram publicados em uma edição especial do Journal IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics. Em 2008, os temas dos trabalhos apresentados cobriram uma larga gama de assuntos que vão desde a visualização de imagens médicas até a interpretação de dados sísmicos. Versões destes artigos, em formato PDF, podem ser encontradas na biblioteca digital da IEEE (http://www2.computer.org/portal/web/csdl/transactions/tvcg#3).

Durante o evento, o professor Manuel apresentou o artigo intitulado An Efficient Naturalness-Preserving Image-Recoloring Method for Dichromats, em co-autoria com Giovane Roslindo Kuhn (ex-aluno de mestrado), e Leandro Augusto Frata Fernandes (aluno de doutorado), todos do Instituto de Informática da UFRGS. Cópia do artigo pode ser obtida aqui. A seção de agradecimentos faz menção ao apoio obtido da Microsoft: “Microsoft Brazil provided additional support”.

Resumo do Trabalho Apresentado

O trabalho apresentado descreve uma técnica automática para recoloração de imagens para dicromatas (uma classe de indivíduos daltônicos), permitindo que estes consigam perceber detalhes que antes lhes eram imperceptíveis devido à perda de contraste entre cores. As técnicas anteriores abordam o problema alterando todas as cores das imagens originais, fazendo com que as imagens recoloridas tenham uma aparência pouco natural, mesmo para portadores de daltonismo. Nossa abordagem, por outro lado, preserva, na medida do possível, as cores originais e é três ordens de magnitude mais rápida que as técnicas anteriores. Os resultados de um estudo utilizando comparação pareada envolvendo quatorze indivíduos daltônicos indicaram a preferência destes pela técnica que propusemos quando esta é comparada com a técnica que representa o estado-da-arte em termos de recoloração de imagens para portadores de deficiência na percepção de cores (DPC). Os resultados das análises e as conclusões apresentadas no artigo fornecem informações importantes para guiar projetos de visualizações destinadas a, ou que considerem com parte de seu público alvo, portadores de DPC.

Last edited Nov 17, 2008 at 11:21 AM by ManuelMenezes, version 4

Comments

No comments yet.