This project is read-only.
Instalação e configuração do Active Directory

Partindo de um servidor com o Windows 2003 Server corretamente instalado, podemos agora configurar os serviços de diretório do Active Directory. Como o propósito deste handbook não é o estudo detalhado do Active Directory, e sim questões de interoperabilidade entre ele e o OpenLDAP, vamos realizar uma instalação básica que seja suficiente para o trabalho com os temas propostos mais adiante.

Para isto, basta seguir para o assistente de instalação de serviços (Configure Your Server Wizard) que se encontra na janela principal de administração do servidor (Manage Your Yerver). No caso, o serviço em questão é o Active Directory. Uma breve navegação pelas opções em destaque neste assistente é ilustrada nas imagens a seguir:

Nota: Nem todas as imagens serão mostradas, mas a instalação é bastante intuitiva. Quando alguma seleção é necessária, utilize a mesma opção mostrada nas capturas de tela deste handbook, nos demais casos, onde você não encontrar uma tela de referência, apenas aceite os padrões e clique no botão Next.

instalacao_configuracao_AD_1.png
Escolhendo um serviço a ser configurado.


Mesmo que o serviço do Active Directory dependa basicamente do serviço de DNS (Domain Name System), não é necessário que este já esteja instalado. Mais adiante, no processo de instalação do Active Directory, é dada a opção de instalação automática do DNS.

Claro que, antes de iniciar a instalação do Active Directory, é necessário que se tenham algumas informações essenciais, como o nome de domínio que será utilizado. Já que, na maioria das vezes, esta decisão não é de responsabilidade do administrador de sistemas, convém que esta informação seja previamente obtida. Este nome de domínio pode variar de acordo com o âmbito do uso e propósito do servidor de diretórios, mas na maioria das vezes será um nome de domínio comum como "microsoft.com" ou "openldap.org". Nos exemplos deste handbook será utilizado o nome de domínio fictício "ndos.info".

instalacao_configuracao_AD_tipo_controle_dominio.png
Escolhendo o tipo de domínio.

instalacao_configuracao_AD_create_new_dominio.png
Criando um novo domínio.

instalacao_configuracao_AD_new_domain_name.png
Nomeando o domínio.

instalacao_configuracao_AD_DNS_Registration_Diagnostics.png
Escolhendo a opção de instalação de um servidor DNS.


Na opção anterior, pode-se comprovar o que foi mencionado um pouco acima. O instalador detectou que não existe um servidor de DNS, ou que o mesmo não está corretamente configurado para resoluções associadas ao nome de domínio escolhido. A escolha mais apropriada para esta situação, que resulta em uma configuração básica, ajustada às necessidades iniciais do diretório, é a que está marcada na imagem (Install and configure the DNS server on this computer, and set this computer to use this DNS server as its preferred DNS server - Instalar e configurar esta máquina de maneira que utilize este servidor DNS como preferencial). Desta forma, o próprio instalador do Active Directory instalará e configurará o servidor DNS nesta mesma máquina com os valores corretos.

instalacao_configuracao_AD_Permissions.png
Configurando o tipo de permissão para os usuários do domínio.

instalacao_configuracao_AD_directory_services_restore_mode_admin_password.png
Definindo a senha do administrador do sistema.

instalacao_configuracao_AD_completing2.png
Finalizando a instalação do domínio.


Chegando neste ponto, o servidor Active Directory e o servidor de DNS estão corretamente instalados, configurados e prontos para serem utilizados. Automaticamente, esta máquina passou a pertencer ao domínio ndos.info.

Nota: Caso necessite de informações mais detalhadas a respeito da instalação e configuração do Active Directory, consulte a seção 2.2. Promovendo a Controlador de Domínio do hands-on-lab "Autenticação de Windows XP e Novell SUSE Desktop em Windows Server 2003", disponível nesse link


Capítulo anterior | Índice | Próximo capítulo

Last edited Sep 12, 2007 at 8:12 PM by joicekafer, version 18

Comments

No comments yet.