This project is read-only.
Evento: ACM SIGGRAPH Symposium on Interactive 3D Graphics and Games 2008 (I3D 2008)
Datas: 15 a 17 de fevereiro de 2008
Local: Electronic Arts Campus, Redwood City, CA, USA
Site do evento: http://graphics.cs.williams.edu/i3d08/cfp.htm

Resumo do Evento

I3D é uma das mais tradicionais conferências na área de computação gráfica, sendo patrocinada pela ACM SIGGRAPH (Special Interest Group on Graphics and Interactive Techniques). Trata-se de um fórum onde são apresentados resultados de pesquisas recentes nas áreas de computação gráfica interativa e jogos de computadores. O Professor Manuel tem participado ativamente como membro do Comitê de Programa do ACM I3D desde 2005. Em 2008, os artigos apresentados cobriram diversos temas incluindo novas técnicas de mapeamento de texturas, técnicas para navegação em ambientes 3D, tratamento de colisão, modelagem, e visualização de dados volumétricos, entre outros. A lista completa dos artigos em formato PDF pode ser encontrada na página da biblioteca digital da ACM. O eventou contou com o apoio da Microsoft Research, além de outras grandes empresas ligadas à computação gráfica, como Electronic Arts, Nvidia, AMD, Autodesk, Adobe, HP e Intel. A foto abaixo mostra o cartaz do evento.

foto1.png
Cartaz do I3D 2008, realizado no Campus da Eletronic Arts, em Redwood City, CA, EUA

O I3D 2008 foi realizado no Campus da Electronic Arts (foto abaixo), uma das maiores empresas de jogos do mundo. Além da seção de artigos técnicos, houve também uma seção de posters, e algumas palestras convidadas.

foto2.png
Foto do Campus da Eletronic Arts, em Redwood City

Durante o evento, o professor Manuel apresentou o artigo intitulado Instant Mesh Deformation, em co-autoria com Fausto Richetti Blanco, ex-aluno de mestrado no Instituto de Informática da UFRGS. Cópia do artigo pode ser obtida aqui.

Resumo do Trabalho Apresentado

Este trabalho descreve uma técnica interativa para deformação de malhas poligonais baseada na manipulação de curvas paramétricas. Um conjunto de linhas rabiscadas livremente pelo usuário sobre a projeção de um modelo geométrico (na tela do computador) é utilizado para definir curvas paramétricas e associá-las a superfícies do modelo. Tais curvas podem ser então manipuladas interativamente, deformando, assim, as superfícies a elas associadas. As curvas paramétricas podem ser combinadas, criando esqueletos para os modelos geométricos de modo bastante simples. Tais esqueletos provêem um grau de controle adicional ao processo de deformação. Além disso, curvas paramétricas podem ser extraídas automaticamente a partir de contornos e contornos sugestivos dos modelos, permitindo que as deformações possam ser realizadas diretamente sobre detalhes visualmente importantes. Uma grande vantagem desta técnica decorre do fato de não requerer nenhum pre-processamento, permitindo que seus usuários possam obter instantaneamente deformações visualmente agradáveis utilizando uma interface bastante intuitiva. Isto torna a técnica uma opção atraente para protipação artística e para usuários casuais. Neste trabalho, demonstra-se que, apesar de sua simplicidade conceitual, a técnica proposta é bastante geral, produzindo resultados que são visualmente semelhantes aos obtidos por técnicas mais sofisticadas, a um custo computacional significativamente menor.

Last edited May 26, 2008 at 1:29 PM by joicekafer, version 4

Comments

No comments yet.