Prefácio

Uma das principais entregas do Núcleo de Desenvolvimento Open Source e Interoperabilidade, projeto patrocinado pela Microsoft, é este "handbook" que cobre os serviços de diretório OpenLDAP e Active Directory. É fato que, em ambientes complexos de informática, dificilmente temos o domínio de um ou outro ambiente operacional. Mas independente da configuração destes ambientes, os usuários devem ter acesso a seus recursos, de maneira segura e confiável, através de mecanismos de autenticação.

Podemos imaginar um serviço de diretório como um grande cartório onde estão os "registros de identidade" dos vários usuários do sistema. Assim, como para fazer uma série de coisas você deve ser reconhecido como um cidadão, para acessar a recursos de um determinado sistema você deve estar identificado nele. No mínimo, um serviço de diretório deve conter seu nome de usuário, seu nome completo, alguns dados que a empresa que disponibiliza os sistemas para você exija, uma senha secreta e pessoal e uma lista de atributos que indicam o que você pode fazer ou não através de seu acesso utilizando um computador.

Este handbook procura explicar, de maneira mais técnica, as formas de implementar os serviços de diretório OpenLdap e Active Directory, ilustrando de forma prática, também, a convivência entre eles. Ainda que o público-alvo deste texto seja composto por administradores de sistemas, que convivem com a necessidade diária de interoperabilidade entre ambientes Microsoft Windows e os vários "sabores" de Linux e Unix, seus exemplos e textos teóricos introdutórios devem servir também àqueles que estão começando a aprender esta tecnologia.

Não é intenção deste handbook ser um documento estático. Ao contrário, sua publicação online no portal Codeplex foi feita com o intuito de que este texto receba críticas, sugestões de novas inclusões e, especialmente, a colaboração da comunidade.

Boa leitura!

Cesar Brod
Diretor do Núcleo de Desenvolvimento Open Source e Interoperabilidade


Voltar para o índice | Próximo capítulo

Last edited Jan 11, 2007 at 10:27 AM by joicekafer, version 3

Comments

No comments yet.