2.2. Promovendo a Controlador de Domínio

1) Ao iniciar o sistema, após passar pela tela de logon, veremos o Gerenciador do Servidor, como na Figura 2.2.1. Nesta janela podemos configurar os diversos serviços que um servidor pode prover em uma rede.

7.png
Figura 2.2.1 – Gerenciador do Servidor


Vamos adicionar uma nova funcionalidade: de controlador de domínio. Para isso clique em Add or remove a role, como observado na Figura 2.2.1. Uma janela de aviso será mostrada, como visto na Figura 2.2.2. Ela atenta ao usuário dos passos preliminares para uma correta instalação de um serviço no servidor. Verifique estes detalhes antes de continuar. Caso tudo esteja pronto, clique em Next, na parte inferior da tela.

8.png
Figura 2.2.2 – Janela de aviso


2) Observe na janela que se abriu (veja Figura 2.2.3) os vários serviços existentes para escolha. Observe que todos os serviços estão marcados como não configurados. Podemos configurar e desconfigurar, durante o tempo de vida de um servidor, qualquer um dos serviços. Neste caso, devemos selecionar Domain Controller (Active Directory), para configurar o serviço necessário de controle de autenticação. Após o selecionar, clique em Next.

9.png
Figura 2.2.3 – Janela para escolha do serviço à instalar ou desinstalar


3) Após clicar no botão anterior mencionado, uma nova janela irá se abrir com detalhes da solicitação de configuração (veja Figura 2.2.4), em que devemos confirmar nossa solicitação.

10.png
Figura 2.2.4 – Janela de confirmação de seleção


4) Após confirmar, a janela da Figura 2.2.5 deverá aparecer apresentando a interface de instalação. Clique Next para prosseguir.

11.png
Figura 2.2.5 – Janela de apresentação da instalação facilitada


5) Na sequência um importante aviso será mostrado na tela, como na Figura 2.2.6. Resumidamente, ele nos diz que com o aumento de segurança realizado nas versões do Windows 2003, ocorre que versões mais antigas do Windows não cumprirão com os requisitos e não poderão usufruir do serviço. Após ler cuidadosamente todo o aviso, clique em Next, demonstrando consciência.

12.png
Figura 2.2.6 – Janela de aviso sobre compatibilidade


6) Aqui devemos escolher que tipo de controlador de domínio estamos instalando: ou será um controlador de um novo domínio, ou será um controlador adicional de um domínio já existente. Vamos escolher a opção de controlar um novo domínio com nosso servidor (e prepará-lo para autenticação de clientes Windows e Linux, como proposto). Verifique na Figura 2.2.7 mais esclarecimentos, e após selecionar Domain controller for a new domain, clique em Next.

13.png
Figura 2.2.7 – Janela de configuração do tipo de controlador de domínio


7) Na janela seguinte, veja Figura 2.2.8, teremos a opção de escolher que tipo de domínio vamos configurar. Este pode ser: ou um domínio como uma nova floresta (determina um domínio principal, chamado floresta, de uma organização - por exemplo, microsoft.com ou novell.com), ou um domínio-filho de uma floresta já existente (determina um nó em uma floresta, por exemplo, em windows.microsoft.com temos o domínio-filho windows no domínio superior microsoft.com), ou uma árvore separada dentro de um domínio já existente. Vamos trabalhar com a instalação de um novo domínio para uma nova floresta. Selecione Domain in a new forest, clique em Next.

14.png
Figura 2.2.8 – Janela de configuração do tipo do novo domínio


8) Forneça então o nome do domínio (observe Figura 2.2.9). Digite o DNS do seu domínio (no nosso exemplo usamos ndos.info), clique Next para continuar. Você terá que esperar alguns segundos para que uma verificação na rede seja executada, para identificar possíveis duplicações na rede.

15.png
Figura 2.2.9 – Janela de configuração do nome do domínio


9) A janela da Figura 2.2.10 será apresentada aguardando que um nome de domínio para NetBIOS seja fornecido. Por padrão será pré-definido um similar ao primeiro termo do nome anteriormente fornecido que, no nosso caso, será NDOS. Mantenha este nome e clique em Next.

16.png
Figura 2.2.10 – Janela de configuração do nome NetBIOS


10) Será solicitado na tela seguinte, como na Figura 2.2.11, as pastas para armazenagem dos dados mantidos e dos logs feitos pelo serviço. Mantenha as pastas padrões pré-definidas ou modifique-as de acordo com sua preferência e clique em Next*.

17.png
Figura 2.2.11 – Janela de configuração de pastas


11) Uma importante janela é mostrada agora, igual a Figura 2.2.12. Aqui vamos configurar a pasta que conterá uma cópia dos arquivos públicos do domínio, que é replicado por todos os controladores de domínio da rede. Após selecionar um local em um volume NTFS (mantenha o padrão se desejar), clique Next.

18.png
Figura 2.2.12 – Janela de configuração

12) Em seguida, a janela de configuração de DNS será mostrada, como na Figura 2.2.13. Vamos escolher a opção de instalar e configurar um servidor DNS no próprio servidor de diretório. Selecione Install and configure the DNS server on this computer, and set this computer to use this DNS server as it preferred DNS server e clique em Next, para prosseguir.

19.png
Figura 2.2.13 – Janela de configuração de DNS


13) Na tela seguinte, como na Figura 2.2.14, temos que escolher o tipo de permissão para usuários e grupos. Após ler o texto da janela, selecione Permissions compatible with pre-Windows 2000 server operating systems e clique Next.

20.png
Figura 2.2.14 – Janela de configuração de permissões.


14) Devemos então escolher uma senha de restauração de diretório. Após digitar a senha e a confirmação, clique Next.

21.png
Figura 2.2.15 – Janela para definir senha de restauração.

15) Chegamos a uma janela de confirmação de toda a solicitação, como na Figura 2.2.16. Após confirmar os detalhes, com uma rápida leitura do texto, clique em Next.

22.png
Figura 2.2.16 – Janela com a revisão da solicitação


16) Uma janela de progresso irá ser exibida (veja Figura 2.2.17) demonstrando o andamento da instalação do serviço. Ao fim desta teremos o Active Directory e o servidor DNS corretamente instalado. Uma janela de aviso será exibida ao completar todo o processo (veja Figura 2.2.18). Por fim, clique em Next na janela de confirmação. Então, uma janela de alerta será mostrada (veja Figura 2.2.19) com a solicitação de reinício para efetuar as últimas modificações.

23.png
Figura 2.2.17 – Janela de progresso da instalação

24.png
Figura 2.2.18 – Janela de configuração de DNS

25.png
Figura 2.2.19 – Janela de configuração de DNS


Voltar para o índice | Próximo capítulo

Last edited Jun 26, 2007 at 6:30 PM by joicekafer, version 10

Comments

No comments yet.