Silêncio no blog, mas não nos projetos!

Desde que postei a mensagem Realizações do nosso Núcleo, até agora, no final do ano passado, muita coisa aconteceu. Foi bastante trabalho de organização do projeto, novos contatos que acabaram trazendo mais projetos brasileiros para o Codeplex e, especialmente, um novo convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS.

Caso você esteja acompanhando nosso trabalho, deve ter notado que reformulamos a página de entrada, colocando nela os links diretos para os projetos com os quais estamos trabalhando, facilitando que nossos visitantes cheguem mais rapidamente à informação desejada. Como o número de projetos aumentou, boa parte deles, incluindo todos os desenvolvidos em parceria com a UFRGS, passaram a ter a sua própria presença individualizada no Codeplex, cada um com sua área para downloads, documentação e o blog dos desenvolvedores. Como padrão em nossos trabalhos, tudo o que é desenvolvido está sendo publicado em licenças de código aberto.

Os novos projetos, desenvolvidos em parceria com a UFRGS, envolvem o desenvolvimento do protótipo de um web service para a conversão de documentos para o formato OpenXML, estudos comparativos de implementações de sistemas de alto-desempenho, criação de um conjunto de instruções específicas para a virtualização em chips multicore, bibliotecas para a criação de humanóides tridimensionais anatomicamente corretos, e a continuidade do Active Directory e OpenLdap Handbook, agora com a inclusão de laboratórios práticos e estudos de casos.

Os trabalhos desenvolvidos em parceria com a Unicamp continuam, e já publicamos no Codeplex artigos sobre computação de alto desempenho e interoperabilidade desenvolvidos pela equipe.

O próprio ambiente Codeplex evoluiu bastante e nosso tutorial em português passa por constantes revisões para auxiliar aqueles que querem iniciar um novo projeto neste repositório. Apenas para citar um exemplo, notícias e informações de outros portais podem ser "coladas" em páginas wiki dos projetos com o uso de macros. Temos um exemplo disto em nosso link para Imprensa. Outra novidade, há muito aguardada pelos desenvolvedores, é a inclusão do suporte ao SVN como sistema de controle de versões. Isto significa ainda mais funcionalidades vindas do mundo do código aberto para o Codeplex, e é um sinal de que a equipe do Codeplex efetivamente atende aos pedidos dos desenvolvedores que hospedam seus projetos no portal.

Visite-nos sempre! Para manter-se por dentro das atualizações em nossos projetos, adicione nosso feed RSS a seu leitor de notícias preferido: http://www.codeplex.com/NDOS/Project/ProjectRss.aspx

Cesar Brod
23 de maio de 2007

Last edited May 23, 2007 at 8:56 PM by cesarbrod, version 1

Comments

No comments yet.