Eu fui para o FISL 7 em Abril deste ano, onde tive a oportunidade de assistir debates com a Microsoft e outros profissionais do mundo do software livre. Estes debates foram produtivos porque mostraram o interesse da Microsoft por trabalhar pela interoperabilidade dos ambientes heterogêneos. Além disso muitas pessoas também me falaram sobre esta nova política e da grande possibilidade de fazer negocio, consequentemente projetos muito úteis para a comunidade de open source.

Passado esse tempo, eu foi convidado pelo Cesar Brod e Fabiana Iglesias, os quais conheci durante o FISL, para formar parte do Nucleo de Desenvolvimento Open Source brasileiro que vai trabalhar principalmente na interoperabilidade já comentada. Eu aceitei o convite e agora já estou em Porto Alegre formando parte deste Núcleo. Entre outras tarefas estou trabalhando no projeto para a criação de um handbook sobre autenticação de sistemas em ambientes heterogêneos com Windows e Linux.

Já começamos o trabalho neste handbook e o futuro previsto é muito bom. Este pretende reunir toda a informação precisa para implementar o processo de autenticação entre maquinas windows e Linux, seja com servidores OpenLDAP ou Active Directory. Não é só um conjunto de diretrizes, e tudo sempre será acompanhado de exemplos práticos, que vão ser desenvolvidos em o laboratório de Open Source que o NDOS já está formando.

Last edited Aug 18, 2006 at 11:52 PM by luisbosque, version 4

Comments

No comments yet.